Cemitério da Saudade de Sorocaba

 

Agencia sorocaba noticias

Cemitério da Saudade de Sorocaba – Imagem: Agência Sorocabana de Noticias.

Inauguração

Inaugurado em 1863 é o mais antigo e tradicional da cidade. Localizado na Praça Pedro de Toledo s/n, Além Linha, em uma área de 35.000 m² e um total de 8.502 sepulturas perpetuas. Neste cemitério as concessões de sepulturas são por prazos indeterminados (perpétuas) e os sepultamentos são apenas para os concessionários e seus familiares.

 

Portão principal do cemitério

Entrada principal do cemitério da saudade de Sorocaba

O primeiro sepultamento teria ocorrido em 18 de maio de 1863, entretanto o primeiro registro é datado em 22 de fevereiro de 1864. A divergência se deve ao desaparecimento do livro de sepultamentos número 1 do Cemitério da Saudade.

Historias

Em 2015, a prefeitura implantou QR Code – código que pode ser lido por um aplicativo de celular – nos principais túmulos. O visitante pode acessar instantaneamente informações detalhas sobre a pessoa sepultada.

No Cemitério da Saudade, se destaca o filho de escravos João de Camargo (1858-1942), que foi liberto e construiu a capela Senhor do Bonfim. Muitos acreditavam que ele era milagreiro e até hoje seu túmulo atrai devotos e visitantes.

joao-de-camargo

Túmulo João de Camargo Barros

 

Na época em que era administrado pela igreja, o Cemitério da Saudade não permitia o sepultamento de pessoas que seguiam o Protestantismo e também rejeitava quem tirava a própria vida. Os corpos dos suicidas eram descartados em áreas de mato a céu aberto.

Em 1872, um grupo de protestantes reivindicou um espaço dentro do cemitério e ganhou o direito do sepultamento no local. Os túmulos, no entanto, eram posicionados na direção contrária à Catedral Metropolitana de Sorocaba.

 

Um dos tumulos do cemiterio

Um dos túmulo do cemitério da Saudade de Sorocaba

 

Precisa de coroas de flores para o Velório Cemitério da Saudade de Sorocaba ? Entre em contato com a Floricultura Marajoara. Estamos preparados 24h para atender você.

Telefones: 0800 10 9766 (11) 55215032 (11) 55484885 (11) 977302343  nosso site: WWW.FLORICULTURAMARAJOARA.COM.BR

 

Leia Também:

Cemitério da Consolação: Um museu a céu aberto

 

Não deixe de acompanhar nosso blog e redes sociais, toda semana temos conteúdos  para você!

Redes Sociais:

Facebook

Google Plus

 

Fonte: G1

About Author

Marco A Martinho

Comments

1 Comment

  1. Thank you for the sensible critique. Me and my neighbor were just preparing to do a little research on this. We got a grab a book from our area library but I think I learned more clear from this post. I am very glad to see such wonderful information being shared freely out there.

Deixe uma resposta