Cemitério da Saudade de Sorocaba

 

Agencia sorocaba noticias

Cemitério da Saudade de Sorocaba – Imagem: Agência Sorocabana de Noticias.

Inauguração

Inaugurado em 1863 é o mais antigo e tradicional da cidade. Localizado na Praça Pedro de Toledo s/n, Além Linha, em uma área de 35.000 m² e um total de 8.502 sepulturas perpetuas. Neste cemitério as concessões de sepulturas são por prazos indeterminados (perpétuas) e os sepultamentos são apenas para os concessionários e seus familiares.

 

Portão principal do cemitério

Entrada principal do cemitério da saudade de Sorocaba

O primeiro sepultamento teria ocorrido em 18 de maio de 1863, entretanto o primeiro registro é datado em 22 de fevereiro de 1864. A divergência se deve ao desaparecimento do livro de sepultamentos número 1 do Cemitério da Saudade.

Historias

Em 2015, a prefeitura implantou QR Code – código que pode ser lido por um aplicativo de celular – nos principais túmulos. O visitante pode acessar instantaneamente informações detalhas sobre a pessoa sepultada.

No Cemitério da Saudade, se destaca o filho de escravos João de Camargo (1858-1942), que foi liberto e construiu a capela Senhor do Bonfim. Muitos acreditavam que ele era milagreiro e até hoje seu túmulo atrai devotos e visitantes.

joao-de-camargo

Túmulo João de Camargo Barros

 

Na época em que era administrado pela igreja, o Cemitério da Saudade não permitia o sepultamento de pessoas que seguiam o Protestantismo e também rejeitava quem tirava a própria vida. Os corpos dos suicidas eram descartados em áreas de mato a céu aberto.

Em 1872, um grupo de protestantes reivindicou um espaço dentro do cemitério e ganhou o direito do sepultamento no local. Os túmulos, no entanto, eram posicionados na direção contrária à Catedral Metropolitana de Sorocaba.

 

Um dos tumulos do cemiterio

Um dos túmulo do cemitério da Saudade de Sorocaba

 

Precisa de coroas de flores para o Velório Cemitério da Saudade de Sorocaba ? Entre em contato com a Floricultura Marajoara. Estamos preparados 24h para atender você.

Telefones: 0800 10 9766 (11) 55215032 (11) 55484885 (11) 977302343  nosso site: WWW.FLORICULTURAMARAJOARA.COM.BR

 

Leia Também:

Cemitério da Consolação: Um museu a céu aberto

 

Não deixe de acompanhar nosso blog e redes sociais, toda semana temos conteúdos  para você!

Redes Sociais:

Facebook

Google Plus

 

Fonte: G1

About Author

Marco A Martinho

Comments

3 Comments

  1. Is it okay to put a portion of this on my weblog if perhaps I post a reference point to this web page?

  2. Appreciation for taking the time to discuss this topic, I would love to discover more on this topic. If viable, as you gain expertise, would you object to updating the website with further information? It is tremendously beneficial for me.

  3. Thank you for the sensible critique. Me and my neighbor were just preparing to do a little research on this. We got a grab a book from our area library but I think I learned more clear from this post. I am very glad to see such wonderful information being shared freely out there.

Deixe uma resposta