Cemitério Perè Lachaise – Paris

Diferente de nós brasileiros os moradores de Paris e de toda a França tem uma visão diferentes dos cemitérios. Como foi anunciado no começo dessa série de posts sobre o assunto, nós mostraríamos que os cemitérios têm muitas obras de arte! E hoje chegou o dia de você ler mais um pouco sobre esses cemitérios.

Paris é bem conhecida pelos seus imponentes museus de arte magníficos, a arte está em todos os lados pelas ruas de Paris e nos cemitérios isso é muito evidente. Cada túmulo tem uma historia diferente para contar.  Para se ter uma ideia existem guias turísticos que guiam as visitas pelos cemitérios da capital da França.

Um dos cemitérios mais famosos de Paris é o Cemitério Père Lachaise, lá está sepultado o corpo do cantor Jim Morrison e é desse cemitério que vamos falar no post de hoje. Continua lendo, você vai se surpreender!

Com mais de dois milhões de visitantes por ano o Père Lachaise é o cemitério mais famoso do mundo. Lá estão sepultados milhares de celebridades dos mais diversos tipos, esse é um dos motivos pelos quais o cemitério é um endereço tão visitado da cidade de Paris.  Os dados do museu são grandes, mas vou resumimos para vocês.

A concepção do Père-Lachaise foi confiada ao arquiteto neoclássico Alexandre-Théodore Brongniart em 1803 e, desde a sua abertura, o cemitério conheceu cinco ampliações: em 1824, 1829, 1832, 1842 e 1850, passando de 17 hectares a 44 hectares.

dsc04136-1

O cemitério recebeu a sua denominação em homenagem a François d’Aix de La Chaise (1624-1709), dito le Père La Chaise (“o padre La Chaise”), confessor do rei Luís XIV da França, sobre quem exerceu influência moderadora na luta contra o jansenismo.

Em 21 de maio de 1804, o cemitério foi oficialmente aberto para uma primeira inumação; a de uma pequena menina de cinco anos. Todavia, os parisienses não aceitavam de bom grado a necrópole, localizada distante do centro, numa zona de difícil acesso. Esta situação só mudaria quando para lá foram transferidas ossadas de importantes personalidades, apaziguando as críticas da elite parisiense.

crematorio

Crematório

O cemitério conta com um crematório de 4 andares dois no térreo e dois no subsolo. A princípio a idéia de um crematório no cemitério não foi bem vista, mas logo depois ela foi aceita. No subsolo, há uma sala de espera de 70m2. E é aí que está uma obra interessantíssima: Le Retour Éternel, última escultura de Paul Landowiki. Não reconheceu o nome? Pois foi ele um dos escultores do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Le Retour Eternel

Le Retour Éternel

O cemitério tem um jardim que serve para serem jogadas as cinzas dos mortos. O jardim Souvenir.

jardin-des-souvenirs

Jardin des Souvenirs

O cemitério é belíssimo, maravilhoso, mostra que cemitérios não são locais de somente luto, de cultuar a morte ou somente historias macabras.

Confira agora fotos de belíssimos túmulos do Père Lachaise.

Túmulo de Romain de Sèze

Túmulo de Romain de Sèze

Tumulo Jim Morrison

Tumulo Jim Morrison

Tumulo Jean

Tumulo Jean

Conheça nossos Sites: Coroas na Hora e Floricultura Marajoara.

Redes Sociais:

Facebook

Google Plus

 

About Author

Marco A Martinho

Comments

3 Comments

  1. I really love this article.

  2. I simply needed to thank you very much once more. I’m not certain the things that I could possibly have implemented in the absence of those tactics shared by you directly on that situation. It actually was a very hard problem in my circumstances, but taking note of the expert form you solved it forced me to jump for gladness. Extremely happier for your support and then have high hopes you recognize what a powerful job you’re carrying out educating men and women with the aid of your web page. Most probably you have never met all of us.

  3. Excellent blog right here! Also your website so much up very fast! What web host are you the use of? Can I am getting your associate hyperlink in your host? I wish my site loaded up as quickly as yours lol

Deixe uma resposta