Por que usamos preto em velórios ?

Hoje em dia essa tradição não é tão comum como antigamente, mas ainda sim é muito comum as pessoas usarem preto em velórios para representar seu luto, mas você sabe de onde isso surgiu? Continua lendo esse post que vou te mostrar as teorias.

A teoria mais conhecida e falada vem lá da Idade Média, do período gótico. A morte era vista como um castigo, algo obscuro e também bem doloroso já que o sofrimento era muito grande por conta das doenças da época. Então o preto foi à cor escolhida para ser o símbolo de tudo isso. ‘’Mil anos de escuridão’’ assim é conhecido os mil anos que duraram esse período.

A outra e mais estranha teoria é que nossos ancestrais acreditavam que os fantasmas ficavam rodeando os locais de um recente enterro para procurar um corpo vivo para invadir. As pessoas tentavam se esconder desses fantasmas pintando suas peles de preto. Depois, começaram a usar roupas pretas com este propósito.

Naomi Campbell e Kate Moss no funeral do estilista Alexander McQueen

Naomi Campbell e Kate Moss no funeral do estilista Alexander McQueen

O que é luto?

O luto é caracterizado por um período de consternação e saudade pela perda de um ente querido,  varia bastante de cultura para cultura e para religião também. Os católicos manifestam seu luto de diversas maneiras: encomendação do corpo, missa de sétimo dia, missa de corpo presente e também a missa de um mês de falecimento. O preto entra nisso como a cor mais usada ao redor do mundo durante o velório e sepultamento e algumas famílias por um período, mas essa cor pode mudar. Na África do Sul a cor usada é o Vermelho, já nas civilizações orientais o Branco é a cor mais usada.

Lady Gaga

Veja Também: Significado da Coroa de Flores, Não pode ir ao velório? Como Homenagear após o velório? e Como escolher um Arranjo adequado? 

About Author

Marco A Martinho

Comments

2 Comments

  1. I’m extremely choosy with my scents as well as perfumes, Ihave actually constantly just had one signature fragrance, nevertheless about 1 months ago I fulfilled the Habibi Group and also they presented me to Welcome as well as other products, their trademark fragrance for men. Weirdly enough I fell for it, even as a female I can not stop scenting it. I would absolutely suggest this scent to any person, it’s truly to pass away for.

  2. I am glad to talk with you and you give me great help

Deixe uma resposta