Saiba a origem da relação entre a flor muguet e o 1° de maio na França

muguet

 

O dia 1° de maio não é apenas o Dia do Trabalho na França, mas também o dia para presentear as pessoas de quem gostamos com a flor muguet, que pode ser branca ou cor-de-rosa. A tradição vem de um tempo muito distante.
Na Roma antiga, as comemorações em homenagem a Flora, a deusa das flores, tinham seu apogeu em 1° de maio. Os celtas celebravam o início do verão no mesmo dia. Eles dançavam em volta de uma árvore para espantar os maus espíritos e acreditavam que o muguet trazia sorte.

Flor para as damas da corte

Em 1560, o rei Charles IX, em visita à Drôme com sua mãe, Catherine de Médicis, ganhou um muguet do cavaleiro Louis de Girard de Maisonforte, colhido no seu jardim em Saint-Paul-Trois-Châteaux. O rei, então, decidiu presentear a partir do dia 1° maio de 1561, todos os anos, as damas da corte com a flor. Foi aí que o costume nasceu.

No dia 1° de maio de 1895, o cantor francês Félix Mayol (autor de “Viens, Poupoule!”) chegava a Paris. Sua amiga Jenny Cook lhe deu um buquê de muguets. Ele colocou a flor na sua lapela no primeiro show no Concert Parisien. A série de shows foi um sucesso. Mayol transformou, então, o muguet no seu emblema. Muito popular na época, o cantor relançou a tradição.

Muguet substituiu a rosa

Em 1° de maio de 1900, durante uma festa organizada pelos grandes estilistas parisienses, todas as mulheres receberam um ramo de muguets. Os estilistas, então, passaram a presentear as suas clientes todos os anos com a flor. Christian Dior, inclusive, transformou o muguet no emblema da sua marca.

A flor apenas foi associada ao Dia do Trabalho sob o governo de Vichy, regime que colaborou com a Alemanha Nazista. No dia 24 de abril de 1941, o marechal Pétain oficializou o 1° de maio como a “Festa do Trabalho e da Conciliação Social”. A rosa vermelha, símbolo do Dia do Trabalho desde 1891 e muito vinculada à esquerda, foi então substituída pelo muguet.

Fonte: http://www.portugues.rfi.fr/franca/

About Author

Marco A Martinho

Comments

2 Comments

  1. I’ve bookmarked your site, and I’m adding your RSS feeds into my Google account. {

  2. Many us know about the persuasive medium you present powerful steps on this blog and so strongly encourage participation from different ones on this topic while our own child is truly discovering a excellent deal. Have fun with the remaining section of the year.

Deixe uma resposta