Paris é bem conhecida pelos seus imponentes museus de arte magníficos, a arte está em todos os lados pelas ruas de Paris e nos cemitérios isso é muito evidente. Cada túmulo tem uma historia diferente para contar.  Para se ter uma ideia existem guias turísticos que guiam as visitas pelos cemitérios da capital da França.

Um dos cemitérios mais famosos de Paris é o Cemitério Père Lachaise, lá está sepultado o corpo do cantor Jim Morrison e é desse cemitério que vamos falar no post de hoje. Continua lendo, você vai se surpreender!

Com mais de dois milhões de visitantes por ano o Père Lachaise é o cemitério mais famoso do mundo. Lá estão sepultados milhares de celebridades dos mais diversos tipos, esse é um dos motivos pelos quais o cemitério é um endereço tão visitado da cidade de Paris.  Os dados do museu são grandes, mas vou resumimos para vocês.

A concepção do Père-Lachaise foi confiada ao arquiteto neoclássico Alexandre-Théodore Brongniart em 1803 e, desde a sua abertura, o cemitério conheceu cinco ampliações: em 1824, 1829, 1832, 1842 e 1850, passando de 17 hectares a 44 hectares.

                                               

O cemitério recebeu a sua denominação em homenagem a François d’Aix de La Chaise (1624-1709), dito le Père La Chaise (“o padre La Chaise”), confessor do rei Luís XIV da França, sobre quem exerceu influência moderadora na luta contra o jansenismo.

Em 21 de maio de 1804, o cemitério foi oficialmente aberto para uma primeira inumação; a de uma pequena menina de cinco anos. Todavia, os parisienses não aceitavam de bom grado a necrópole, localizada distante do centro, numa zona de difícil acesso. Esta situação só mudaria quando para lá foram transferidas ossadas de importantes personalidades, apaziguando as críticas da elite parisiense.


                                            

                                            Crematório de Perè Lachaise - Paris

O cemitério conta com um crematório de 4 andares dois no térreo e dois no subsolo. A princípio a idéia de um crematório no cemitério não foi bem vista, mas logo depois ela foi aceita. No subsolo, há uma sala de espera de 70m2. E é aí que está uma obra interessantíssima: Le Retour Éternel, última escultura de Paul Landowiki. Não reconheceu o nome? Pois foi ele um dos escultores do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.


    Le Retour Éternel

O cemitério tem um jardim que serve para serem jogadas as cinzas dos mortos. O jardim Souvenir.


Jardin des Souvenirs

O cemitério é belíssimo, maravilhoso, mostra que cemitérios não são locais de somente luto, de cultuar a morte ou somente historias macabras.

Confira agora fotos de belíssimos túmulos do Père Lachaise.


Túmulo de Romain de Sèze


Tumulo Jim Morrison


Tumulo Jean