Com 136 anos de existência o cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro é um dos cemitérios mais famosos do país, e hoje aqui no Blog da Floricultura Marajoara você vai conhecer um pouco mais desse cemitério que é cheio de curiosidades.

Na sua fundação o cemitério era administrado pela Santa casa de misericórdia do Rio de Janeiro e seu primeiro sepultamento foi de uma garotinha chamada Rosaura, filha de Cândido Maria da Silva no dia 04/12 de 1852. Muitos sepultamentos ocorreram até o ano de 1855 por conta de uma grande epidemia de febre amarela que atingia a corte imperial.

O cemitério ocupa uma vasta área, tendo de frente pela Rua General Polidoro, 333,5 metros, estendendo-se desde daquela frente, até as vertentes do Morro de São João, tendo na parte plana a superfície de 183.123 metros quadrados. Por dentro do terreno passa canalizado o Rio Berquó.

Pela grande quantidade de pessoas famosas ali sepultadas, o São João Batista é conhecido como “o cemitério das estrelas”. É também a necrópole que mais abriga tumbas de chefes de estado no Brasil, com pelo menos oito ex-presidentes da república, diversos primeiros-ministros do Império e até um ex-chefe de governo estrangeiro (Marcello Caetano, ex-presidente do Conselho de Ministros de Portugal).

Apesar de ser um cemitério com mais de 100 anos de historia o cemitério não ficou para trás no quesito tecnologia! O cemitério é o primeiro da America Latina a entrar para o Google Street View! Você pode visitar os túmulos históricos do cemitério sem sair de casa! O cemitério também conta com QR Code  nos túmulos mais famosos, assim os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a personalidade que ali está sepultada.

QR Code sendo usado no cemitério(Foto Site do cemitério São João Batista)

QR Code sendo usado no cemitério(Foto Site do cemitério São João Batista)

Lamentavelmente, os últimos anos têm sido de abandono do local, que sofre com o abandono por parte da administração, a degradação das áreas mais distantes e o vandalismo. Recentemente, ações do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro vêm investigando a ocupação ilegal de espaços no cemitério, onde o traçado original das aléias foi alterado e ocupado com mais jazigos, além de problemas relacionados à contaminação do lençol freático de Botafogo.

Túmulos de famosos 

Tom Jobim  ( foto WikiPédia)

Tom Jobim (Foto Wikipédia)

Carmen Miranda

Carmen Miranda (Foto Wikipédia)

Conheça nossos Sites: Coroas na Hora e Floricultura Marajoara.

 

Redes Sociais:

Facebook

Instaram 

Google Plus